Tipos de Painel Solar Fotovoltaico

 

Quando estiver lidando com as empresas fornecedoras de painel fotovoltaico, uma das coisas que vai diferenciar um orçamento do outro é a tecnologia dos painéis fotovoltaicos. Veja quais são as 3 principais tecnologias utilizadas na produção de placas fotovoltaicas:

O que é uma placa solar?

Uma placa solar é uma placa que capta energia solar. Ou seja, é utilizada para converter a luz do sol em energia elétrica, sendo composta por células solares fotovoltaicas. Além disso, ela é responsável por absorver energia solar e pode gerar eletricidade em duas camadas opostas.

Considerada uma ótima alternativa para a geração de energia limpa, a placa que capta energia solar funciona da seguinte maneira: são coletados fótons da luz solar e, logo, são convertidos em corrente elétrica. Desta forma, a energia captada por meio das placas solares pode ser utilizada de diversas formas, seja em residências, comércios, indústrias e até mesmo na iluminação externa de espaços públicos.

É válido destacar que as placas solares possuem mínima manutenção, o que contribui para a sua lista de benefícios no momento de escolha do seu projeto. Portanto, elas podem durar anos e não prejudicam o meio ambiente, servindo também como uma solução para o aquecimento de água. 

 

Escolhendo os painéis solares

Você está pensando em comprar painéis solares, mas não sabe que tipo de painel solar escolher? Então você está no lugar certo! Há uma infinidade de variáveis que devem ser levadas em consideração quando você for comprar o seu painel solar fotovoltaico (PV) - o nosso trabalho aqui no Portal Solar é ajudar você a escolher entre eles!

Neste artigo, você vai aprender tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de painel solar para uso em empresas, residências e usinas de energia solar e conhecer as suas vantagens e desvantagen.

 

Eficiência do painel solar fotovoltaico

Quando falamos em eficiência do painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica), estamos falando na porcentagem (%) de energia do sol que atinge a superfície do painel fotovoltaico e é transformada em energia elétrica para o nosso consumo.

  • Quanto maior é a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o seu sistema vai gerar;
  • Quanto maior é a eficiência do painel fotovoltaico, menor é o painel para a mesma produção de energia;
  • Assumindo que 1000 Watts atinja o painel solar fotovoltaico por hora, um painel fotovoltaico (placa fotovoltaica) com eficiência de 16,5% vai produzir 165Watt / hora / m² (isso só funciona desta maneira em laboratórios). Na realidade, existem outros fatores a se considerar, como temperatura, direção-posicionamento do painel etc).



Alguma dúvida? Vamos Conversar!