Tudo sobre a Eficiência do Painel Solar

 

Muitas pessoas se perguntam o que é a eficiência de um painel solar. Veja aqui exatamente o que é a eficiência de um painel solar.

Qual o rendimento (eficiência) de uma painel solar?

A eficiência de um painel solar é basicamente a porcentagem de energia da luz do sol que o painel solar converte em energia elétrica por m2. Ou seja, um painel solar com eficiência de 16.5% converte 16.5% da energia que incide sobre o painel, por m2, em energia elétrica.

É preciso entender que a eficiência medida dos painéis solares é medida em condições de laboratório, STC (Standard Testing Conditions) 

STC significa "condições normais de ensaio" e são os padrões da indústria solar para as condições em que um painel solar é testado. Ao utilizar um conjunto fixo de condições, todos os painéis solares podem ser comparados e avaliados contra o outro de forma mais precisa. São 3 (três) as condições padrão de teste:

  1. Temperatura da Célula = 25°C. A temperatura da célula solar em si, não a temperatura do ambiente. (Sim, o painel solar todo durante o teste deve estar em 25°C)
  2. Irradiação solar = 1000 Watts m2. Este número refere-se à quantidade de energia que incide sobre uma determinada área em um determinado momento. (Essa quantidade de energia de 1000W/m2 é uma média da quantidade de luz solar que incide na superfície terrestre)
  3. Massa de Ar = 1.5. Este número é difícil de medir, uma vez que refere-se à quantidade de luz que tem que passar pela atmosfera terrestre antes que possa bater na superfície da Terra, e tem a ver principalmente com o ângulo do sol em relação a um ponto de referência sobre a terra.


Fonte da Imagem: Meyer Burger Technologies AG


3 Verdades sobre e eficiência do Painel Solar Monocristalino ou Policristalino

  • Quanto mais eficiente é o painel solar, melhor é a célula que foi usada para construir ele;
  • Quanto mais eficiente é um painel solar, mais energia solar ele gera por metro quadrado (Wh/m2);
  • Painéis Solares mais eficientes tendem a ser mais caros.

Passo a Passo para calcular a eficiência de um painel solar

Para realizar este cálculo, você vai precisar saber altura e largura exatas da placa solar e também a sua potência.

Ex: Painel Solar de 330Watts com altura de 1,956m. e largura de 0,992m.

  1.  Calcule a área do Painel Solar => 1.956 x 0,992m = 1,940352 m²
  2.  Divida a potência do Painel Solar por sua área => 330 / 1,940352 = 170.07 Watts/m²
  3. Divida o resultado acima por 10 para chegar na eficiência em porcentagem => 170.07 / 10 = 17.07%

Ou seja, o painel solar calculado no exercício acima possui uma eficiência de 17.07% nas condições padrão de teste.

Tabela de Eficiência de Painéis Solares

Montamos esta tabela para você entender a variação de eficiência dos painéis solares fabricados com a tecnologia cristalina. Os painéis solares feitos com silíco cristalino são os mais usados no mundo e hoje representam aproximadamente 80% do mercado. Ou seja, muito provavelmente o painel solar que você vai instalar no seu telhado será de silício cristalino.Tabela de Eficiência de Painéis Solares Fotovoltaicos

 

#Dica1: Coeficiente de Temperatura do Painel Solar

O Silício que é usado para fazer a célula solar é um semicondutor, e semicondutores perdem a sua eficiência com o calor. Quando o painel é testado a 25°C isso não reflete as condições reais brasileiras que este painel será submetido. Portanto, procure sempre painéis fotovoltaicos com um coeficiente de temperatura o mais baixo possível. Se alguma empresa de energia solar lhe oferecer um painel solar com coeficiente de temperatura maior que 0,5%/°C fique longe!

O coeficiente de temperatura sempre é informado na folha técnica de um painel solar. Caso o fabricante do painel solar não saiba o seu coeficiente de temperatura fique longe deste painel também.

Os coeficientes de temperatura ideais para os painéis solares cristalinos vão de 0.35 até 0.47% por °C acima 25°C.

#Dica2: Não confundir a eficiência da célula fotovoltaica com a eficiência do Painel Solar

A célula fotovoltaica tem uma eficiência maior que a do Painel Solar pois, quando ela é “encapsulada” em um painel solar, durante o seu processo de fabricação, existe uma perda de eficiência devida a vários fatores. Portanto, para você que vai usar o painel solar na sua casa ou empresa, se preocupe apenas com a eficiência do Painel Solar.




Alguma dúvida? Vamos Conversar!