Energia solar pode gerar um milhão de empregos no Brasil até 2030

 

Gerar a própria energia elétrica é a escolha de cada vez mais consumidores como solução para o alto preço da energia elétrica e seus constantes aumentos no Brasil.

Gerar a própria energia elétrica é a escolha de cada vez mais consumidores como solução para o alto preço da energia elétrica e seus constantes aumentos no Brasil.

Desde 2012, quando foi regulamentado pelas regras da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o segmento de Geração Distribuída (GD) cresce a cada ano e hoje ultrapassa 4 Gigawatts (GW) de capacidade.

Um crescimento que, segundo o último Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), divulgado em setembro, deverá continuar acelerado pelos próximos dez anos.

Elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), o PDE 2030 aponta dois cenários distintos para a expansão da GD no Brasil.

No chamado limite superior, que considera a manutenção das regras atuais da Aneel para a GD, o estudo projeta uma capacidade total de 35,8 GW até 2030.

Pela proporção atual do segmento, isso representaria 34,7 GW apenas de painéis de energia solar, líder invicta da GD com 97% de toda a capacidade instalada hoje.

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), para cada novo megawatt (MW) instalado de energia solar são criados de 25 a 30 postos de trabalho.

Assim, caso o governo continue incentivando a GD, somente as instalações de energia solar poderão gerar algo entre 867,5 mil e um milhão de oportunidades de emprego até 2030.

No entanto, o PDE 2030 também leva em consideração as possíveis alterações na regulação do segmento, assunto interrompido pela pandemia, mas que agora volta a ser discutido em Brasília.

Caso as alterações propostas entrem em vigor a partir de 2022, como a aplicação da tarifa binômia, o estudo traça um crescimento de limite inferior, com 16,8 GW da GD até 2030.

Mesmo com a desaceleração nas instalações, isso ainda representaria 16,3 GW de energia solar distribuída e um total de até 489 mil empregos gerados pela tecnologia no país.

Para os brasileiros que desejam fazer parte desse crescimento sustentável e iniciar uma carreira de sucesso, o caminho é a conquista de uma capacitação técnica.

Assim, crescem também as ofertas de cursos em energia fotovoltaica, que podem ser presenciais ou 100% on-line, para quem prefere estudar com segurança em casa.




Alguma dúvida? Vamos Conversar!