AFINAL, POR QUE A ENERGIA SOLAR É TÃO IMPORTANTE?

 

A geração de energia por meio da luz do sol está cada vez mais se popularizando no Brasil e no mundo. Mas, afinal, por que a energia solar é tão importante? Esse é um tipo de força produzida pelo processo de conversão da irradiação solar em eletricidade.

A geração de energia por meio da luz do sol está cada vez mais se popularizando no Brasil e no mundo. Mas, afinal, por que a energia solar é tão importante? Esse é um tipo de força produzida pelo processo de conversão da irradiação solar em eletricidade.

O sistema fotovoltaico é composto por diversos componentes, entre eles as células fotovoltaicas e o inversor solar, que transformam a luz do sol em energia elétrica na corrente certa para ser usada em imóveis comerciais, residenciais, indústrias e no agronegócio.

Com esta leitura, você ficará sabendo o panorama atual do mercado de energia solar no Brasil e no mundo, seus benefícios e formas de utilização. Confira!

O MERCADO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL E NO MUNDO

No ano de 2019, o setor de energia solar apresentou um recorde de expansão, com crescimento acima de 212%, atingindo o patamar de 2,4 GW instalados. De acordo com dados da Aneel, mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos passaram a produzir energia solar. Isso representa a movimentação de R$ 4,8 bilhões e cerca de 15 mil trabalhadores do mercado.

O final do primeiro semestre de 2020 computou 2,928 GW de potência instalada em energia solar, número que corresponde a 1,6% de toda a matriz energética do Brasil. O setor prevê 174 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede instalados até o final de 2020.

Até 2024, a previsão é que o número de sistemas geradores de energia solar atinja a marca de, aproximadamente, 887 mil unidades on-grid em todo o Brasil.

No mundo, a matriz energética renovável em 2019 estava no patamar de 200 Gigawatts (GW). Desse total, 57%, ou 115 GW de capacidade instalada global, é proveniente da energia solar fotovoltaica. Um aumento de 22,5% ao ano, quando comparamos o total mundial acumulado, segundo o relatório de Status Global de Renováveis.

o REN21 também afirma que o crescimento foi de 12% na comparação entre 2018 e 2019, número que demonstra uma tendência de crescimento na geração e no consumo de energia fotovoltaica.

ENERGIA RENOVÁVEL: GRATUITA E NÃO CAUSA DANOS À NATUREZA

As vantagens oferecidas pela produção e utilização da energia solar são tanto econômicas quanto para o meio ambiente. Conheça os principais benefícios da energia solar.

DIMINUIÇÃO DE AGENTES POLUENTES E DAS TAXAS DE CARBONO

Preservar nosso meio ambiente é responsabilidade de todos os cidadãos e não somente do poder público e das grandes corporações. Diante disso, o papel de cada um de nós é fazer escolhas em nossas rotinas diárias que possam contribuir para a diminuição dos impactos ambientais.

A energia solar é muito importante para ajudar a reduzir a emissão de agentes poluentes e a diminuir as taxas de carbono. Isso porque ela é um tipo de energia limpa.

BAIXÍSSIMA NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO

Por serem compostos somente com 3 equipamentos básicos — as placas fotovoltaicas, o inversor solar e os medidores bidirecionais — os sistemas de energia fotovoltaica apresentam necessidades muito pequenas em relação a sua manutenção.

A partir do momento que o sistema está em operação, você só tem que cuidar da sua limpeza e supervisionar o seu funcionamento. O inversor solar e seus medidores têm que funcionar sem interrupção.

O investimento é ainda mais atrativo pelo fato dos componentes do sistema fotovoltaico apresentarem vida útil longa.

ENERGIA INFINITA

Já sabemos que a energia solar é produzida a partir da luz do sol, um tipo de recurso natural que não tem fim. Afinal, a maior estrela do nosso sistema estará sempre brilhando e emanando calor.

Até mesmo em dias nublados, a radiação solar está presente e é capaz de gerar eletricidade por meio de sistemas fotovoltaicos. Portanto, a energia solar é tida como limpa, natural, infinita e renovável.

REDUÇÃO NOS GASTOS COM ELETRICIDADE

Um dos benefícios que mais desperta o interesse nos consumidores é o impacto positivo da produção de energia solar para o seu bolso. Isso porque imóveis que geram energia solar conseguem dimensionar o sistema para que ele supra a necessidade energética no local em sua totalidade.

Ou seja, você vê o valor da sua conta de luz diminuir imediatamente. Para sistemas conectados à rede, também chamados de on-grid, paga-se apenas uma taxa de disponibilidade para a concessionária da região.

Até mesmo o investimento em manutenção de sistemas fotovoltaicos é bastante baixo, pois você só precisa se preocupar com a limpeza regular das placas.

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Não importa se você tem um imóvel comercial ou residencial, esteja certo de que instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua propriedade representa um investimento bastante inteligente.

Isso porque o valor de mercado do imóvel que gera energia solar é maior, visto que seu comprador deverá considerar o custo que será economizado durante vários anos na conta de luz.

OPÇÃO EXTREMAMENTE VERSÁTIL

Há várias maneiras pelas quais a energia solar pode ser captada e utilizada em todos os tipos de unidades consumidoras, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas. Também são diversas as aplicabilidades da eletricidade produzida com a luz do sol: dá para fazer os eletrodomésticos funcionarem, o chuveiro aquecer e as lâmpadas acenderem. Onde haja necessidade de energia elétrica, o sistema fotovoltaico atenderá.

Por fim, os sistemas fotovoltaicos são aqueles que fazem a transformação da luz do sol em eletricidade por meio de placas fotovoltaicas. Esse tipo de sistema é capaz de gerar energia para suprir todo o consumo de um imóvel, seja ele residencial ou comercial.

Como você conferiu neste post, investir em energia solar é uma alternativa bastante promissora, tanto em relação aos benefícios financeiros como para o meio ambiente. Afinal de contas, hoje em dia, a preocupação com a preservação do nosso ecossistema é cada vez mais presente na vida das pessoas.

Além do mais, ter a possibilidade de praticamente zerar o pagamento de contas de luz em um país que pratica as tarifas energéticas mais caras do mundo representa um grande alívio no orçamento doméstico ou corporativo.




Alguma dúvida? Vamos Conversar!